NA EUROPA, SÓ BARCELONA CRESCE AO RITMO DO PORTO DE SINES


Os resultados dos principais portos europeus no que diz respeito à movimentação de contentores vão mostrando algumas tendências diferentes nas diversas geografias do Velho Continente. Porém, as performances de dois deles saltam à vista entre as evoluções: o porto de Sines e o porto de Barcelona.

Os dois portos do sul da Europa são mesmo dos que mais crescem entre o top-15 europeu e os mais recentes dados do porto de Barcelona mostram que a liderança no crescimento está do lado catalão… pelo menos para já.

Segundo dados da Administração Portuária de Barcelona, o porto catalão conseguiu um crescimento de 30,2% nos primeiros oito meses do ano, movimentando mais de 1,9 milhões de TEU. Embora ainda não se conheçam os dados de Sines relativos a Agosto, até ao mês de Julho o porto nacional vinha crescendo 29,9% – uma percentagem que ficou 0,3% aquém do aumento de Barcelona.

Recorde-se que na viragem do primeiro semestre era o porto de Sines que liderava o crescimento, com aumento de +34% face aos +28,6% de Barcelona. O ‘mês 7’ do ano trouxe assim alguma estagnação a Sines, enquanto Barcelona reforçou o seu crescimento em Julho e Agosto.

Até final do ano, a luta deverá ser renhida pelo porto que mais cresce nos contentores entre os ‘tubarões’ europeus.

NL APP

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA