DGRM e portos preparam transformação digital
Big Data ou Blockchain são temas cada vez mais presentes no dia-a-dia do transporte marítimo. Técnicos das administrações portuárias e da DGRM debateram as melhores práticas na digitalização de processos e organizações e as mais recentes tendências tecnológicas.

O workshop de dois dias sobre Transformação Digital e Governação dos Sistemas de Informação teve como público-alvo a equipa técnica do projeto JUL – Janela Única Logística.

Temas como o Big Data, Blockchain, Cloud ou plataformas escaláveis, foram apresentados e debatidos no contexto da transformação digital, bem como o seu impacto nas empresas e no relacionamento com os seus clientes.

No workshop foi igualmente debatida a importância da governação e da gestão das organizações e o seu alinhamento com a transformação digital, considerando que os aumentos de complexidade exigem também aumentos de capacidade de gestão. Os processos, as pessoas e a tecnologia, incluindo a relação entre estas três dimensões dos Sistemas de Informação, têm sido cada vez mais afectadas por fenómenos como a hiperconectividade e a sensorização do mundo que nos rodeia e que aumenta a grande ritmo.

Compreender estes fenómenos e avaliar as oportunidades que podem aportar ao projecto JUL foi o principal objectivo do workshop, realizado com a colaboração da IDC – International Data Corporation, empresa internacional de referência nestes temas.

Fonte: T&N

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA