PORTOS NACIONAIS FECHARAM 2017 COM VALOR RECORDE DE 2,9 MILHÕES DE TEUS


Esta sexta-feira ficou marcada pela apresentação das conclusões da 8.ª edição do LEME, o Barómetro da PwC Portugal sobre a Economia do Mar. Por motivos de agenda, a Ministra do Mar não esteve presente mas fez-se representar por Rúben Eiras, assessor para a Energia e Indústria no Ministério do Mar.

Rúben Eiras levou ao certame as palavras de Ana Paula Vitorino, deixando novidades em vários processos e até a nível de resultados.

Uma das novidades dadas em primeira mão por Rúben Eiras diz respeito a um novo recorde de movimentação de contentores nos portos nacionais. Na leitura da intervenção preparada por Ana Paula Vitorino, o representante do Ministério do Mar adiantou que o sistema portuário português foi responsável pela movimentação de 2,9 milhões de TEUs no ano que agora terminou.

Recorde-se que os números exactos ainda não foram tornados públicos mas Rúben Eiras já levantou o véu relativo ao recorde nos contentores - mais tarde saberemos que números exactos terá o novo recorde anual ao nível da tonelagem total manuseada nos portos. Para já, conhecidos são apenas os números oficiais até Novembro.

Recorde-se que o recorde anual de movimentação portuária tinha sido alcançado no ano anterior, em 2016, com 93,9 milhões de toneladas de carga e 2,74 milhões de TEUs.

Adjudicação do concurso da JUL já no final deste mês

Outra novidade dada por Rúben Eiras no evento da PwC está relacionada com o processo da Janela Única Logística (JUL). Depois de lançado o concurso em 2017, o Ministério do Mar anunciou agora que a adjudicação do concurso da JUL será feita já no final deste mês .

Ainda no âmbito da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária, Rúben Eiras adiantou que o ano de 2018 ficará marcado por muitas novidades (a mais recente foi mesmo o lançamento do concurso para a modernização dos VTS dos portos de Lisboa e Setúbal), depois de alguns avanços já concretizados durante o ano passado.

Entre as novidades para 2018 destacam-se o lançamento do concurso para as dragagens dos fundos adjacentes à frente marítima da ZALI - Zona de Actividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro; a reconversão do Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões; ou o lançamento do concurso para o novo Terminal de Contentores Vasco da Gama, no Porto de Sines.

Fonte: NL APP

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA