PORTO DE LEIXÕES RECEBERÁ INVESTIMENTO «SUPERIOR A 500 MILHÕES DE EUROS», REFERE MINISTRA DO MAR


A Ministra do Mar falou esta terça-feira dos investimentos previstos para o Porto de Leixões, conhecidos na estratégia para o aumento da competitividade portuária para o período 2017-2026. As declarações foram prestadas durante o lançamento do Projecto de Literacia do Oceano – Escola Azul.

 

Numa breve declaração aos jornalistas, Ana Paula Vitorino realçou que o Porto de Leixões receberá um investimento de 510 milhões de euros até 2026, com foco no aumento da competitividade e eficiência.

«O Terminal de Leixões é um dos top do sistema portuário nacional e, como tal, não pode deixar de ser um dos portos onde o maior investimento vai ser feito, está previsto para os próximos anos um investimento superior a 500 milhões de euros, a maioria do qual privado», referiu a governante – acrescentando que o investimento privado representará 60% do total previsto para Leixões.

Entre as empreitadas estão, recorde-se, o aumento do molhe e da profundidade do canal de acesso e bacia de rotação, a construção de um novo terminal de contentores ou a requalificação do actual terminal de contentores Sul.

«O que se pretende é não só aumentar a capacidade e eficiência do terminal, como criar novos terminais com capacidade para receber navios maiores», referiu ainda Ana Paula Vitorino.

Sobre as obras, a Ministra adiantou ainda que algumas já estão em curso, estando as outras em estudos de engenharia ou à aguardar o Estudo de Impacte Ambiental. Já os prazos são claros: a conclusão de todos os projectos deverá acontecer até 2026, sendo que alguns deles estarão ainda prontos em 2021.

NL APP

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA