«JANELA ÚNICA LOGÍSTICA» JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO
Chama-se 'Janela Única Logística' o projecto-piloto que arrancou esta segunda-feira e que envolve todos os portos da Madeira.

A Região foi escolhida para este projecto nacional, uma plataforma digital que vai ser testada no arquipélago para depois ser replicada no resto do país.

Os portos da Madeira foram escolhidos por reunirem realidades diferenciadas - passageiros no Funchal, carga no porto do Caniçal; e carga e passageiros no porto do Porto Santo.

A ideia do projecto é colocar os portos portugueses na liderança dos processos de digitalização portuária.

VEJA O VÍDEO


A antiga ferramenta de gestão dos portos dá assim lugar à 'Janela Única Logística'. A grande vantagem é a redução do papel e os benefícios.

Segundo a responsável dos Portos da Madeira, a ideia é assegurar uma maior fluidez de informação e aumentar a eficiência dos portos portugueses e das respetivas cadeias logísticas.

A simplificação dos procedimentos nos transportes no contexto nacional e transfronteiriço, bem como a redução de custos administrativos e dos tempos de trânsito das mercadorias está entre as vantagens apontadas a este sistema.

O projeto envolve a construção de um novo modelo de referência nacional e a implementação em cada administração portuária, incluindo a instalação de hardware e software de base necessários ao funcionamento desta plataforma.

A 'Janela Única Logística” é um investimento nacional que atinge os 5,1 milhões, projecto co-financiado pela União Europeia.

Fonte : Portos de  Portugal

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA