Portugal com nota positiva como Estado de bandeira
Portugal repetiu a nota positiva na avaliação da sua performance enquanto Estado de bandeira, de acordo com o último relatório da International Chamber of Shipping (ICS), anunciou a DGRM.


O relatório "Shipping Industry Flag State Performance Table " 2018/2019, publicado recentemente, avalia os estados de bandeira com registo de navios em cerca de duas dezenas de indicadores. Portugal obteve nota positiva em todos.

Em causa está a actuação, no caso português, sob responsabilidade da Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), sob a tutela do Ministério do Mar, havendo também a considerar a actuação da Comissão Técnica do Registo Internacional de Navios da Madeira.

Em comunicado, a DGRM sintetiza os dados do relatório da ICS assim:

No relatório, o primeiro grupo de indicadores diz respeito ao desempenho nos principais controlos de Estado de Porto (PSC – Port State Control). No presente grupo deve realçar-se a posição de liderança, confirmando-se assim os elevados standards de qualidade a que Portugal se propõe e que tem resultado de uma melhoria constante no controlo e monitorização da frota e Organizações Reconhecidas (ORs).

O segundo grupo de indicadores avaliados, que se foca na proatividade da ratificação das principais Convenções internacionais relativas à segurança marítima, prevenção de poluição, qualificação dos marítimos e condições de vida e trabalho a bordo e outras relacionadas, Portugal aparece em destaque com nota positiva em todas as convenções.

Fonte: Transportes e Negócios

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA