skip to Main Content

A Associação dos Pilotos
de Barra e Portos

Tem por objectivo aglutinar todos aqueles que, na Pilotagem das Barras e Portos do País, se interessam pela problemática inerente à Pilotagem, Segurança e Operacionalidade nos Portos, à Navegação em Águas Restritas, bem como à defesa do Meio Ambiente Marinho e Salvaguarda da Vida Humana no Mar.

A Apibarra

Pretende promover a investigação no âmbito da pilotagem, promover o prestígio dos Pilotos da Barra, elaborar recomendações nas áreas da segurança, saúde e formação profissional dos Pilotos da Barra e assegurar a prestação de um serviço de qualidade à indústria portuária e dos transportes marítimos.

A Associação

Propõe-se constituir um verdadeiro forum, onde se priveligiará o debate de ideias e a troca de experiências, procurando sempre conglobar perspectivas diversas, a fim de se evitar análises redutoras e simplistas, incapazes, por isso, de se adaptarem ao fenómeno da especialização e avanço tecnológico, na sua globalidade.
Pretende assumir-se como a Secção Portuguesa da EMPA e da IMPA, o que proporcionará um valioso intercâmbio com aqueles que, nos mais diversos Países, perseguem os mesmos objectivos, dentro da actividade da Pilotagem, da Segurança da Navegação, Segurança da Vida Humana e preservação do Meio Marinho.

A APIBARRA, Associação dos Pilotos de Barras e Portos

Foi fundada em 1995 e tem, ao longo destes anos de existência, procurado alcançar uma crescente importância nos vários domínios do sector marítimo-portuário, fundamentalmente devido à sua natureza marcadamente técnica, de onde lhe advêm as mais-valias para a sua intervenção socioprofissional.

Sendo uma instituição idónea, portadora de capacidades técnicas traduzidas em décadas de experiência no sector marítimo-portuário dos seus associados, profissionais dedicados e altamente qualificados, a APIBARRA constitui uma mais-valia para o Estado, na sua assessoria em tudo o que diga respeito a políticas de transportes marítimos, infra-estruturas portuárias, VTS portuário e costeiro, legislação marítimo-portuária, RIM, investigação de acidentes e incidentes marítimos e segurança da navegação.

A APIBARRA organiza regularmente conferências nacionais com a participação de diversos stakeholders do sector e está presente em diversos encontros internacionais.

Em Portugal, a APIBARRA representa cerca de 73 % dos pilotos no activo bem como 3 aposentados e 6 da EPIBAL (Angola).

A DIRECÇÃO

Miguel Vieira de Castro – APS, S. A.
João José Gravato – APS, S. A.
José Sabido Martins – APL, S. A.
Reinaldo Rocha – APDL, S. A.
Francisco Leite Calão – APA, S. A.
João Fragoso Teles – APDL, S. A.

Fotografias gentilmente cedidas pelos associados

Back To Top