skip to Main Content

Porto de Sines adquire nova lancha de pilotos

Em outubro de 2020 a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A. assinou um contrato com o estaleiro irlandês “Safehaven Marine” para a construção de uma nova embarcação de pilotos “Interceptor 48”.

A lancha é semelhante à já existente no Porto de Leixões e Aveiro, tendo 14,9 m de comprimento, uma boca de 4,4 m e um calado de 1,3 m, e um deslocamento total de 18,8 tons. O casco está dividido em quatro compartimentos estanques e tem capacidade para auto-adriçamento. A propulsão é assegurada por motores Volvo e dois hélices de 4 pás, com uma velocidade operacional de 25 nós. O tanque de combustível tem uma capacidade de 1.800 lts e a aguada é de 110 lts. A embarcação dispõe de um conjunto generoso de equipamentos de comunicações e de navegação, incluindo radar, sonda, GPS e ECDIS. Na cabine, com um baixo nível de ruído, podem sentar-se 7 pessoas em assentos que mitigam o choque e as vibrações, e nas acomodações de vante podem ser transportados mais 6 passageiros. O casco está protegido com defensas em toda a volta e preparado para os impactos que podem ocorrer em condições de mau tempo, quando das atracações para transferência de pilotos.

Dispõe ainda de equipamentos de segurança adicionais, nomeadamente para o resgate de náufragos, onde se destaca a plataforma hidráulica de recolha à popa e Jason Cradle.

O Porto de Sines, já havia sido proprietário de uma lancha construída neste estaleiro irlandês, uma Interceptor 55 que ardeu em Junho de 2019.

Imagem gentilmente cedida pelo Cte. Joaquim Gravato da lancha Espinheiro do Porto de Aveiro

Back To Top