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Realizou-se a EMPA GM 2022 – Antuérpia – 26 a 28 de abril de 2022

Nos passados dias 26 a 28 de abril de 2022, os representantes dos pilotos marítimos de 24 países membros da EMPA – European Maritime Pilots’ Association realizaram a sua Assembleia Geral em Antuérpia, Bélgica.

No início do evento, foi discutida a situação dos associados ucranianos, com quem a EMPA está em contacto permanente. Devido à amizade de longa data com os nossos colegas, foi possível prestar ajuda concreta quando solicitada. Foram recordados, num minuto de silêncio, os colegas desaparecidos em Mariupol, com quem não houve contacto nas últimas semanas e cujo destino é atualmente desconhecido.

O tema central da reunião deste ano foi a crise climática, o European Green Deal da Comissão Europeia e a cibe-segurança no sector marítimo.

O evento contou com oradores de renome como por exemplo, oceanógrafo e investigador climático, Professor Stefan Rahmstorf, que apresentou o estado atual das alterações climáticas e os seus efeitos nas costas e no sector marítimo; o antigo ministro alemão dos Transportes e atual coordenador do projeto europeu das autoestradas do mar prof. Kurt Bodewig, informou sobre os esforços da União Europeia para transferir mais mercadorias da rodovia para as vias navegáveis; ou a diretora executiva da EMSA (Agência Europeia de Segurança Marítima), a Sra. Maja Kostelac, que também deu uma interessante palestra sobre sustentabilidade e segurança do tráfego marítimo com a declaração-chave: não há sustentabilidade sem segurança e proteção – Triple S. Estiveram ainda representados diversos stakeholders, que relataram as novas tecnologias ao nível dos combustíveis e procedimentos de modo a contribuir para a redução de emissões. A própria EMPA através dos seus pilotos associados apresentou uma lista de todas as medidas que já tomaram e estão a planear tomar para combater auxiliar ao combate das alterações climáticas.

No segundo dia dedicado à cibe segurança, mas também à resiliência cibernética, deu-se destaque a meios e procedimentos para sobreviver e evitar ataques informáticos. Destacou-se a apresentação do representante do projeto APICA (Porto de Antuérpia) que deu a visão de um porto orientado para o futuro: um porto digitalmente melhorado e eficiente.

De destacar e salientado, tanto pelo orador da EMSA como da Comissão Europeia, que um elemento muito importante desta resiliência cibernética; a presença do piloto na ponte, que, graças à sua formação e experiência, pode garantir a segurança na fluidez do tráfego marítimo nos portos e costas.

Na Comissão Técnica e de Formação da EMPA, presidida pelo também Presidente da APIBARRA, Miguel Vieira de Castro, foi dado grande destaque à segurança dos pilotos na transferência de e para o navio com apresentações da própria Comissão, bem como dos colegas Arie Palmer e Andre Gallard.

O Presidente da EMPA, Capt. Erik Dalege ficou muito satisfeito com os resultados da reunião de dois dias: Como pilotos europeus, mostrámos que estamos dispostos e capazes de dar o nosso contributo para o European Green Deal da Comissão Europeia, bem como contribuir para a cibe resiliência. Graças ao nosso estatuto reconhecido a nível europeu como prestadores de um serviço público essencial, continuaremos a defender a sustentabilidade e a proteção do ambiente e tráfego marítimo.

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