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Decorreu de 12 a 18 de junho de 2022 o 25º Congresso da IMPA – International Maritime Pilots’ Association em Cancún, México

A Conferência IMPA é o encontro líder mundial para pilotos marítimos e profissionais da cadeia logística. Dada a relevância dos temas que normalmente são abordados ao mais alto nível, não só no que concerne especificamente ao sector da pilotagem, mas também na interligação deste com a indústria marítima, reunindo os principais tomadores de decisão dos países envolvidos, contando como habitualmente com a presença de um representante da APIBARRA, bem como de colegas do Porto de Lisboa e Sines.

Devido à pandemia Covid, o congresso foi sendo adiado desde 2020, motivo, que para além da enormíssima  qualidade das sessões de trabalho justifica a elevada participação da classe.

De destacar a hospitalidade proporcionada pelos colegas do “Sindicato Nacional de Pilotos de Puerto”, que tudo fizeram para neste reencontro proporcionar um complemento lúdico fantástico com atividades culturais e de lazer alusivas á cultura mexicana.

Do programa constaram 9 sessões técnicas destacando-se ainda, para além destas, diversas apresentações comerciais que cobriam temas tão diversos, como o treino em simulador, equipamentos de segurança, PPUs, lanchas de pilotos, entre outros

Da sessão de abertura para além da intervenção das autoridades nacionais, destacou-se como não poderia deixar de ser, a do Secretário Geral da IMO Kitack Lim que salientou a enorme importância dos pilotos na salvaguarda da vida humana e proteção ambiental.

No painel seguinte, decorreu a sessão fechada da IMPA, onde apenas os membros desta associação podem estar presentes, tendo sido tomadas diversas ações regimentais da associação, destacando-se nestas, as eleições, que reconduziram o Presidente Simon Pelletier.

No dia seguinte iniciou-se o painel relativo aos navios autónomos, com destaque para a apresentação da Dr.ª Eva Szewczyk com uma das melhores exposições de todo o congresso, e que abordou as implicações legais e de seguros destas embarcações. Deu-se seguimento aos trabalhos com a sessão relativa à manobra de grandes navios e simulação incluindo rebocadores. Voltou a ser dado destaque à utilização de PPUs como meio de apoio de decisão à manobra. Da parte da tarde foram abordadas as temáticas relativas à redução de emissões, sem grandes novidades para nós, visto a liderança deste assunto ser claramente europeia e a maior parte dos oradores serem os mesmos que já haviam feito as apresentações no último congresso da EMPA. Apresentações que já tivemos a oportunidade de reportar anteriormente.

No penúltimo dia foram abordados temas como as relações instrucionais entre as Autoridades Portuárias, Reguladores, Governos e serviços de pilotagem, o que dado o enquadramento português, não assumiu aspeto de destaque, pese embora, bastante interessante. Dada a falta de profissionais qualificados para os serviços técnicos de pilotagem, no painel seguinte foi dado realce às novas soluções que estão a ser adotadas por diversos países, tendo-se a destacar a solução alemã. A encerrar este dia deu-se seguimento à sessão com apresentações relativas ao desenvolvimento profissional dos pilotos e aos desafios que nos são colocados diariamente em todos os portos do mundo.

O último dia foi apenas dedicado a questões relacionadas com a segurança dos pilotos na transferência destes de e para os navios, com diversas apresentações que cobriram aspetos como a traumatologia, simuladores para embarque e desembarque e aspetos relacionados com a falta de cultura de segurança dos pilotos, apresentação feita pela APIBARRA.

As apresentações poderão ser consultadas em https://www.impahq.org/international-maritime-events/25th-impa-congress-mexico-2022 ou na área reservada deste site.

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